Saiba mais...                          Periódicos indexados

Base de dados : INDEXPSI
Pesquisa : PSIKHÊ (todos os anos)
Referências encontradas : 92 [refinar]
Mostrando: 1 .. 40   no formato [Detalhado]

página 1 de 3 ir para página          

  1 / 92 INDEXPSI  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Id:25387
Autor:Passos, Teresa Cristina Bailoni Martins; Bocchi, Elisabeth Arilla.
Título:A relação dinâmica entre a depressão e a compulsão alimentar periódica / Dynamic relationship between depression and binge eating disorder
Fonte:Psikhe;8(2):57-62, jul.-dez. 2003 tab
Resumo em português: Na atualidade, a alimentação tem sido foco de atenção de diversas áreas e entre seus transtornos, além dos diagnósticos mais conhecidos, como Anorexia Nervosa e Bulimia, o D.S.M. IV propõe uma nova categoria diagnostica para estudo: Compulsão Alimentar Periódica ou Transtorno do Comer Compulsivo Binge Eating Disorder. São quadros nos quais ocorrem freqüentes episódios de alimentação excessiva desvinculada da fome e acompanhados por sensação de falta de controle sobre a ingestão alimentar, episódios esses semelhantes aos que ocorrem na Bulimia, mas que, diferentemente desta, não são seguidos de mecanismos compensatórios inadequados, vômitos, abusos de laxantes, etc, como forma de evitar aumento de peso. O objetivo deste trabalho exploratório foi verificar se as ocorrências de tais episódios compulsivos correlacionam-se com a depressão. A análise dos resultados de oito protocolos de Rorschach indicou que três das quatro (75 por cento) pacientes em psicoterapia de grupo e com diminuição na freqüência de episódios de alimentação compulsiva apresentaram resultado positivo no índice de Depressão Exner (1999), enquanto quatro pacientes (100 por cento) em fase de triagem e com queixa de recorrentes episódios de compulsão não têm tal resultado. A compulsão alimentar periódica pode constituir em uma proteção psíquica contra vivências emocionais disfóricas (AU)
Resumo em espanhol:En la actualidad, la alimentación está siendo foco de atención de diversas áreas y entre sus trastornos, además de los diagnósticos más conocidos, como Anorexia Nerviosa y Bulimia, el D.S.M. IV propone una nueva categoría diagnostica para estudio: Compulsión Alimentaria Periódica o Transtorno del Comer Compulsivo Binge Eating Disorder. Son cuadros en los cuales ocurren frecuentes episodios de alimentación excesiva desvinculada del hambre y acompañados por sensación de falta de control sobre la ingestión alimentaria, episodios esos semejantes a los que ocurren en la Bulimia, pero que, diferentemente de esta, no son seguidos de mecanismos compensatorios inadecuados, vómitos, abusos de laxantes, etc, como forma de evitar aumento de peso. El objetivo de este trabajo exploratorio fue verificar si las ocurrencias de tales episodios compulsivos se correlacionan con la depresión. El análisis de los resultados de ocho protocolos de Rorschach indicó que tres de las cuatro (75 por ciento) pacientes en psicoterapia de grupo y con disminución en la frecuencia de episodios de alimentación compulsiva presentaron resultado positivo en el índice de Depresión Exner (1999), mientras cuatro pacientes (100 por ciento) en fase de selección y con queja de recurrentes episodios de compulsión no tienen tal resultado. La compulsión alimentaria periódica puede constituir una protección psíquica contra vivencias emocionales disfóricas
Descritores DECS:Depressão
Hiperfagia
Alimentação
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:DEPRESSÃO
HIPERFAGIA
ALIMENTAÇÃO
Descritores Psi Inglês:DEPRESSION
HYPERPHAGIA
FEEDING
Descritores Psi Espanhol:ALIMENTACIÓN
HIPERFAGIA
DEPRESIÓN
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  2 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:25386
Autor:Silva, Débora Prata Altenfelser; Jesus, Marlúcia Santos de.
Título:A inveja como um fator importante nas relações humanas / Envy as an important factor in human relations
Fonte:Psikhe;8(2):47-56, jul.-dez. 2003
Resumo em português: Partindo do pressuposto kleiniano que a inveja é um fator constitucional, destrutivo, presente no ser humano, o objetivo desse trabalho é proporcionar uma compreensão da sua gênese e atuação nas relações humanas. Para tanto, realizou-se pesquisa teórica sobre o conceito de inveja na obra 'Inveja e Gratidão' (KLEIN, 1991), complementada pela consulta a autores como Betty Joseph, Hanna Segai e Ryad Simon; e, procedeu-se à análise de recorte de um filme, artigos de revistas e de jornal para correlacionar a inveja com outras emoções ligadas a ela, como o ciúme, a voracidade e a culpa. O resultado da pesquisa aponta a qualidade destrutiva da inveja, que se manifesta no indivíduo em função das experiências de frustração e satisfação na relação primordial com a mãe, interferindo nas experiências de satisfação e frustração subseqüentes. Concluiu-se que, quando o indivíduo é tomado por esse sentimento destrutivo, que desconhece e não controla, atua sem perceber em função do compro¬metimento de funções adaptativas do ego, que se encontra invadido por sentimentos muito primários. Nesse sentido, o trabalho psicanalítico desponta como uma ferramenta capaz de auxiliar o indivíduo a reconhecer seus aspectos hostis em contraposição à projeção dessa hostilidade no mundo externo (AU)
Resumo em espanhol:Partiendo del presupuesto kleiniano que la envidia es un factor constitucional, destructivo, presente en el ser humano, el objetivo de ese trabajo es proporcionar una comprensión de su génesis y actuación en las relaciones humanas. Para tanto, se realizó una investigación teórica sobre el concepto de envidia en la obra "Envidia y Gratitud" (KLEIN, 1991), complementada por la consulta a autores como Betty Joseph, Hanna Segai y Ryad Simon; y, se procedió al análisis de recorte de una película, artículos de revistas y de periódico para correlacionar la envidia con otras emociones conectadas a ella, como el celo, la voracidade y la culpa. El resultado de la investigación apunta la calidad destructiva de la envidia, que se manifiesta en el individuo en función de las experiencias de frustración y satisfacción en la relación primordial con la madre, interfiriendo en las experiencias de satisfacción y frustración subsecuentes. Se concluyó que, cuando el individuo es tomado por ese sentimiento destructivo, que desconoce y no controla, actúa sin percibir en función del comprometimento de funciones adaptativas del ego, que se encuentra invadido por sentimientos muy primarios. En ese sentido, el trabajo psicoanalítico despunta como una herramienta capaz de auxiliar al individuo a reconocer sus aspectos hostiles en contraposición a la proyección de esa hostilidad en el mundo externo
Descritores DECS:Relações Interpessoais
Emoções Manifestas
Limites:Humanos
Descritores Psi Português:RELAÇÕES INTERPESSOAIS
EMOÇÕES MANIFESTAS
INVEJA
Descritores Psi Inglês:INTERPERSONAL RELATIONS
EXPRESSED EMOTION
ENVY
Descritores Psi Espanhol:EMOCIÓN EXPRESADA
RELACIONES INTERPERSONALES
ENVIDIA
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  3 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:25385
Autor:Anaf , Claudia; Bastos, Marina Zicardi Navajas; Bissiguini, Rejane Andrade; Schubert, René.
Título:Uma intervenção em um centro de juventude / An intervention in a youth center
Fonte:Psikhe;8(2):40-46, jul.-dez. 2003 tab
Resumo em português: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a realização de uma intervenção em um Centro de Juventude, tendo por metodologia um período de observações da instituição como um todo, em um primeiro momento, seguida de uma intervenção, através de grupos operativos, a qual abrangeu todos os níveis hierárquicos. Este trabalho possibilitou um espaço de reflexão aos educadores e aos coordenadores, assim como uma melhora nas relações interpessoais estabelecidas na instituição. Com relação às crianças, abriu-se um espaço para jogos psicopedagógicos, que resultou em um desenvolvimento da capacidade de expressão e o crescimento de seu potencial criativo. Esses resultados levaram a concluir que 14 encontros de 02 horas semanais, sob a forma de grupos operativos, foram suficientes para promover alterações na dinâmica institucional, tendo havido uma melhora no todo da instituição (AU)
Resumo em espanhol:El presente trabajo tiene como objetivo presentar la realización de una intervención en un Centro de Juventud, teniendo por metodología un periodo de observaciones de la institución como un todo, en un primer momento, seguida de una intervención, a través de grupos operativos, que abarcó todos los niveles jerárquicos. Este trabajo posibilitó un espacio de reflexión a los educadores y a los coordinadores, así como una mejora en las relaciones interpersonales establecidas en la institución. Con respecto a los niños, se abrió un espacio para juegos psicopedagógicos, que resultó en un desarrollo de la capacidad de expresión y el crecimiento de su potencial creativo. Esos resultados han llevado a concluir que 14 encuentros de 02 horas semanales, bajo la forma de grupos operativos, fueron suficientes para promover alteraciones en la dinámica institucional, teniendo ama mejora en el todo de la institución
Descritores DECS:Intervenção Legal
Serviços de Saúde Mental
Descritores Psi Português:INTERVENÇÃO LEGAL
SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL
Descritores Psi Inglês:LEGAL INTERVENTION
MENTAL HEALTH SERVICES
Descritores Psi Espanhol:INTERVENCIÓN LEGAL
SERVICIOS DE SALUD MENTAL
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  4 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:25384
Autor:Affonso, Rosa Maria Lopes.
Título:O atendimento psicológico nos casos de luto violento: a construção de um modelo diagnóstico / Social psychological intervention in the violent mourning attending: a diagnostic model construct
Fonte:Psikhe;8(2):31-39, jul.-dez. 2003
Resumo em português: O objetivo desse trabalho é apresentar os fundamentos da intervenção psicológica com as famílias vítimas indiretas de homicídio e latrocínio atendidas em uma Clínica Psicológica Universitária e em um Núcleo Público de Atendimento Psicológico à Vítimas Indiretas da Violência Urbana-CRAVI. O estudo permitiu a apresentação do fenômeno psicológico do luto violento enquanto abordagem a ser considerada pela equipe de técnicos que atendem as famílias e enquanto modelo de intervenção preventiva da violência de latrocínio e homicídio (AU)
Resumo em espanhol:El objetivo de ese trabajo es presentar los fundamentos de la intervención psicológica con las familias víctimas indirectas de homicidio y latrocinio atendidas en una Clínica Psicológica Universitaria y en un Núcleo Público de Atención Psicológica a la Víctimas Indirectas de la Violencia Urbana-CRAVI. El estudio permitió la presentación del fenómeno psicológico del luto violento mientras abordaje a ser considerado por el equipo de técnicos que atienden las familias y en cuanto modelo de intervención preventiva de la violencia de latrocinio y homicidio
Descritores DECS:Violência
Serviços de Atendimento
 -Vítimas de Crime
 Homicídio
Descritores Psi Português:Homicidio
Luto
Descritores Psi Inglês:Homicide
Grief
Descritores Psi Espanhol:Homicidio
Luto
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  5 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:25383
Autor:SILVEIRA, Paulo Henrique Fernandes.
Título:Expressão da irrealidade em hume / Expression of unreality in hume
Fonte:Psikhe;8(2):26-30, jul.-dez. 2003
Resumo em português: No conto 'Funes, o homem de memória', Jorge Luis Borges cria um personagem dotado de memória prodigiosa, o que o torna um poliglota e um filólogo que busca encontrar a palavra precisa para cada coisa ou sentimento. Mas a memória espetacular e o domínio das línguas acabam entrando em oposição ao trabalho da imaginação. A linguagem quase perfeita de Funes não deixa espaço para a fantasia. Sem o exercício da imaginação, é incapaz de dormir e de sonhar. Incorporando os temas da memória e da imaginação, Borges entra em discussão com alguns filósofos empiristas e, mais especialmente, com David Bume, questão que esse artigo pretende aprofundar (AU)
Resumo em espanhol:En el cuento "Funes, el hombre de memoria", Jorge Luis Borges crea a un personaje dotado de memoria prodigiosa, lo que lo transforma en un políglota y un filólogo que busca encontrar la palabra necesaria para cada cosa o sentimiento. Pero la memoria espectacular y el dominio de las lenguas acaban entrando en oposición al trabajo de la imaginación. El lenguaje casi perfecto de Funes no le deja espacio para la fantasía. Sin el ejercicio de la imaginación, es incapaz de dormir y de soñar. Incorporando los temas de la memoria y de la imaginación, Borges entra en discusión con algunos filósofos empiristas y, más en especial, con David Bume, cuestión que ese artículo pretende profundizar
Descritores DECS:Imaginação
Memória
Descritores Psi Português:MEMÓRIA
IMAGINAÇÃO
Descritores Psi Inglês:IMAGINATION
MEMORY
Descritores Psi Espanhol:MEMORIA
IMAGINACIÓN
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  6 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:25382
Autor:BARROSO, Nicia; VILHENA, Junia de.
Título:As três tecelãs... notas sobre a relação entre a mulher, a violência e o trabalho / The three weavers... notes on the relations of women, violence and work
Fonte:Psikhe;8(2):14-25, jul.-dez. 2003
Resumo em português: Esse artigo focaliza diferentes formas de violência articuladas à inserção da mulher no trabalho, valendo-se para isso das contribuições de autores da psicanálise e da sociologia. Para ilustrar as posições que o trabalho ocupa na vida das mulheres são ressaltados modelos como o da mulher-mãe (atrelada à maternidade e às tarefas domésticas), trabalhadora dedicada (que se norteia pela díade sacrifício/sacerdócio), histérica barulhenta (que encerra um 'feminismo espontâneo') e mulher econômica (aderida à lógica do mercado). Acreditamos que o simples fato da mulher integrar-se à produção não é suficiente para subverter a violência da lógica econômica ou instituir eqüidade entre os gêneros. A questão que nos orienta é a seguinte: o que realmente contribui para o rompimento de tais conjunturas? (AU)
Resumo em espanhol:Ese artículo enfoca diferentes formas de violencia articuladas a la inserción de la mujer en el trabajo, valiéndose para eso de las contribuciones de autores del psicoanálisis y de la sociología. Para ilustrar las posiciones que el trabajo ocupa en la vida de las mujeres se resaltan los modelos como el de la mujer-madre (atraillada a la maternidad y a las tareas domésticas), trabajadora dedicada (que se nortea por la díada sacrificio/sacerdocio), histérica ruidosa (que encierra un "feminismo espontáneo") y mujer económica (adherida a la lógica del mercado). Creemos que el simple hecho de la mujer integrarse a la producción no es suficiente para subvertir la violencia de la lógica económica o instituir equidad entre los géneros. La cuestión que nos orienta es la siguiente: ¿qué realmente contribuye para el rompimiento de dichas coyunturas?
Descritores DECS:Mulheres
Trabalho Feminino
Trabalho Feminino
Violência
Limites:Adulto
Descritores Psi Português:MULHERES
TRABALHO FEMININO
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Descritores Psi Inglês:WOMEN
WOMEN, WORKING
VIOLENCE AGAINST WOMEN
Descritores Psi Espanhol:VIOLENCIA CONTRA LA MUJER
TRABAJO DE MUJERES
MUJERES
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  7 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:25381
Autor:GOMES, Isabel Cristina.
Título:A avaliação psicológica infantil denunciando os conflitos do casal parental / The psychological assessment denoucing conflicts in the relationship of couples
Fonte:Psikhe;8(2):8-13, jul.-dez. 2003
Resumo em português: Este artigo tem como objetivo enfatizar a importância do uso dos testes projetivos, na avaliação psicológica infantil. Em alguns casos, o sintoma da criança é decorrente da dinâmica do casal, que é claramente 'denunciada' por esse material projetivo. Como metodologia de trabalho, utilizamos o referencial de diagnóstico compreensivo de Trinca (1984), Ocampo (1985) e Arzeno (1995). Na nossa pratica clínica, percebemos que uma das formas do casal entrar em contato com seus conflitos é através do sintoma no filho. Os pais procuram ajuda de uma forma indireta, transferindo ao filho o lugar de doente. Com a apresentação de um caso clínico, demonstramos que a análise das produções gráficas (desenho livre e técnica do procedimento de desenho-estória) de um menino de 10 anos, confirma o comprometimento das relações parentais, identificadas no material das entrevistas com o casal (AU)
Resumo em espanhol:Este artículo tiene como objetivo enfatizar la importancia del uso de los tests proyectivos, en la evaluación psicológica infantil. En algunos casos, el síntoma del niño es decurrente de la dinámica de la pareja, que es claramente "denunciada" por ese material proyectivo. Como metodología de trabajo, utilizamos la referencia de diagnóstico comprensivo de Trinca (1984), Ocampo (1985) y Arzeno (1995). En nuestra práctica clínica, percibimos que una de las formas de la pareja entrar en contacto con sus conflictos es a través del síntoma en el hijo. Los padres buscan ayuda de una forma indirecta, transfiriendo al hijo el lugar de enfermo. Con la presentación de un caso clínico, demostramos que el análisis de las producciones gráficas (dibujo libre y técnica del procedimiento de dibujo-historia) de un niño de 10 años, confirma el compromiso de las relaciones parentales, identificadas en el material de las entrevistas con la pareja
Descritores DECS:Psicologia da Criança
Psicoterapia
Relações Familiares
Conflito (Psicologia)
 -Avaliação
Limites:Criança
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DA CRIANÇA
PSICOTERAPIA
RELAÇÕES FAMILIARES
AVALIAÇÃO
CONFLITO (PSICOLOGIA)
Descritores Psi Inglês:CHILD PSYCHOLOGY
PSYCHOTHERAPY
EVALUATION
CONFLICT (PSYCHOLOGY)
Descritores Psi Espanhol:CONFLICTO (PSICOLOGÍA)
EVALUACIÓN
RELACIONES FAMILIARES
PSICOTERAPIA
PSICOLOGÍA INFANTIL
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  8 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24817
Autor:Anaf, Claudia; Silva, Débora Prata Altenfelder; Trujillo, Jane Persinotti; Crasto, Marisa Barradas de; Souza, Mírian Rodrigues de.
Título:Condições de funcionamento de um grupo de abrigos da Grande São Paulo / Attendance conditions in Grande São Paulo's shelters
Fonte:Psikhe;8(1):44-55, jan.-jun. 2003 ilus, tab
Resumo em português: Partindo de minha experiência clínica no atendimento psicológico de familiares, vítimas de violência fatal, no Centro de Referência e Apoio à Vítima- CRAVI da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, apresento o estudo de um caso clínico, dentro de uma perspectiva sistêmica, onde busco a partir do Genograma familiar, fazer um diagnóstico dos padrões de reprodução multigeracional da violência, seus impactos emocionais, a eficácia da utilização desse instrumento como forma de intervenção e interrupção no ciclo da violência. O estudo indica que no atendimento às vítimas de violência, o genograma tem se mostrado útil no trabalho com familiares dessas vítimas de violência e que o psicólogo deve considerar a utilização desse instrumento como forma de compreensão da reprodução multigeracional do fenômeno da violência e uma poderosa ferramenta diagnostica e de intervenção com possibilidade de interrup¬ção desse ciclo violento (AU)
Resumo em espanhol:Partiendo de mi experiencia clínica en la atención psicológica de familiares, víctimas de violencia fatal, en el Centro de Referencia y Apoyo a la Víctima- CRAVI de la Secretaría de la Justicia y Defensa de la Ciudadanía del Estado de São Paulo, presento el estudio de un caso clínico, dentro de una perspectiva sistémica, donde busco a partir del Genograma familiar, hacer un diagnóstico de los estándares de reproducción multigeneracional de la violencia, sus impactos emocionales, la eficacia de la utilización de ese instrumento como forma de intervención e interrupción en el ciclo de la violencia. El estudio indica que en la atención a las víctimas de violencia, el genograma se ha mostrado útil en el trabajo con familiares de esas víctimas de violencia y que el psicólogo debe considerar la utilización de ese instrumento como forma de comprensión de la reproducción multigeneracional del fenómeno de la violencia y una poderosa herramienta diagnostica y de intervención con posibilidad de interrupción de ese ciclo violento
Descritores DECS:Violência
Delinquência Juvenil
Criança Institucionalizada
 -Orfanatos
Limites:Adolescente
Descritores Psi Português:ORFANATOS
VIOLÊNCIA
CRIANÇA INSTITUCIONALIZADA
Descritores Psi Inglês:ORPHANAGES
VIOLENCE
CHILD, INSTITUTIONALIZED
Descritores Psi Espanhol:ORFANATOS
VIOLENCIA
NIÑO INSTITUCIONALIZADO
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  9 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24816
Autor:Munduruca, Glausa de Oliveira.
Título:Timidez na infância em interface com o desejo parental / Shyness in chilhood and its interface with parental wishes
Fonte:Psikhe;8(1):36-43, jan.-jun. 2003
Resumo em português: Esta pesquisa estuda a dinâmica intrapsíquica e familiar de crianças consideradas tímidas e analisa a interligação deste sintoma e o desejo dos pais. Utiliza como instrumentos a prova de Rorschach, a análise do discurso e a entrevista familiar diagnostica. Os sujeitos são 10 crianças, entre 8 e 9 anos de idade. Encontrou-se nas crianças tímidas: ausência da possibilidade em fantasiar, preocupação em seguir as normas e padrões sociais, excesso de formalização e rigidez, dificuldade na expressão espontânea dos afetos, conflitos nas relações interpessoais e dificuldade de identificação com as figuras parentais. No âmbito familiar, observam-se fenômenos associados à pobreza das interações interpessoais, estabelecimento de limites rígidos, presença de pais que não expressam seus próprios sentimentos: distanciam-se e não percebem sua participação no sintoma apresentado pela criança. Verifica-se que um dos pontos constitutivos da timidez é o fato de as pessoas ao redor do sujeito em questão não comunicarem ou colocarem em palavras o que sentem em relação a esta criança. Conclui-se que a timidez da criança é o sintoma que, supostamente, responde à indisponibilidade e à falta de espaço existentes na estrutura familiar (AU)
Resumo em espanhol:Esta investigación estudia la dinámica intrapsíquica y familiar de niños considerados tímidos y analiza la interconexión de este síntoma y el deseo de los padres. Utiliza como instrumentos la prueba de Rorschach, el análisis del discurso y la entrevista familiar diagnóstica. Los sujetos son 10 niños, entre 8 y 9 años de edad. Se encontró en los niños tímidos: ausencia de la posibilidad en fantasear, preocupación en seguir las normas y estándares sociales, exceso de formalización y rigidez, dificultad en la expresión espontánea de los afectos, conflictos en las relaciones interpersonales y dificultad de identificación con las figuras parentales. En el ámbito familiar, se observan fenómenos asociados a la pobreza de las interacciones interpersonales, establecimiento de límites rígidos, presencia de padres que no expresan sus propios sentimientos: se distancian y no perciben su participación en el síntoma presentado por el niño. Se verifica que uno de los puntos constitutivos de la timidez es el hecho de las personas alrededor del sujeto en cuestión no comunicar o poner en palabras lo que sienten en relación con este niño. Se concluye que la timidez del niño es el síntoma que, presuntamente, responde a la indisponibilidad y a la falta de espacio existentes en la estructura familiar
Descritores DECS:Relações Familiares
Timidez
Criança
Limites:Criança
Descritores Psi Português:RELAÇÕES FAMILIARES
TIMIDEZ
CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:FAMILY RELATIONS
SHYNESS
CHILD
Descritores Psi Espanhol:RELACIONES FAMILIARES
TIMIDEZ
NIÑO
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  10 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24815
Autor:Affonso, Rosa Maria Lopes.
Título:Em defesa de um processo psicodiagnóstico de bebes: contribuições para a implantação de uma clínica para bebês / In defense a psychological baby evaluation process: contributions for the implantation a clinic babies
Fonte:Psikhe;8(1):31-35, jan.-jun. 2003
Resumo em português: Parte-se do pressuposto de que o bebê pode ser encaminhado para psicoterapia a partir de uma avaliação psicológica e o objetivo da pesquisa foi estudar a possibilidade de estruturação de um processo psicodiagnóstico para bebês. Para tal, foram atendidos quinze bebês de um mês a 24 meses de idade com seus respectivos pais no Hospital Regional Sul da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e na Clínica Psicológica do UNIFMU onde foram realizadas: entrevistas com os pais, observações mãe-bebê e aplicação de escalas de desenvolvimento. Os resultados demonstraram: que há uma especificidade para a realização do processo psicodiagnóstico em bebês a ser considerada pelo psicoterapeuta; mantém-se a estrutura do processo com as hipóteses diagnosticas, as estratégias de investigação e as conclusões diagnosticas; o processo psicodiagnóstico em bebês possibilita diagnósticos e intervenções psicoterapêuticas precoces. A pesquisa também possibilitou a implantação e estruturação de um serviço de atendimento a bebês no Departamento de Psicologia Clínica da Faculdade de Psicologia do Centro Universitário FMU (AU)
Resumo em espanhol:Se parte del presupuesto de que el bebé puede ser encaminado para psicoterapia a partir de una evaluación psicológica y el objetivo de la investigación fue estudiar la posibilidad de estructuración de un proceso psicodiagnóstico para bebés. Para tal, han sido atendidos quince bebés de un mes a 24 meses de edad con sus respectivos padres en el Hospital Regional Sur de la Secretaría de Salud del Estado de São Paulo y en la Clínica Psicológica del UNIFMU donde han sido realizadas: entrevistas con los padres, observaciones madre-bebé y aplicación de escalas de desarrollo. Los resultados demostraron: que hay una especificidad para la realización del proceso psicodiagnóstico en bebés a ser considerada por el psicoterapeuta; se mantiene la estructura del proceso con las hipótesis diagnosticas, las estrategias de investigación y las conclusiones diagnosticas; el proceso psicodiagnóstico en bebés posibilita diagnósticos e intervenciones psicoterapéuticas precoces. La investigación también posibilitó la implantación y estructuración de un servicio de atención a bebés en el Departamento de Psicología Clínica de la Facultad de Psicología del Centro Universitario FMU
Descritores DECS:Lactente
Psicologia Clínica
Limites:Lactente
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA CLÍNICA
LACTENTE
Descritores Psi Inglês:INFANT
PSYCHOLOGY, CLINICAL
Descritores Psi Espanhol:LACTANTE
PSICOLOGÍA CLÍNICA
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  11 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24814
Autor:Rosseto, Maria Ângela Colombo; Hames, Suely Lopes; Rosseto Júnior, José Augusto; Coelho, Armando Chibante Pinto.
Título:Estudo de caso: úlcera péptica em adolescentes / Case study: peptic ulcer in adolescents
Fonte:Psikhe;8(1):26-30, jan.-jun. 2003
Resumo em português: A úlcera péptica é uma das doenças psicossomáticas que mais tem suscitado o aparecimento de várias pesquisas que procuram evidenciar a influência de fatores psicossociais. Na tentativa de contribuir para a compreensão dos seus dinamismos psíquicos, o presente estudo analisou o caso de uma adolescente, segundo o referencial psicanalítico (AU)
Resumo em espanhol:La úlcera péptica es una de las enfermedades psicosomáticas que más está suscitando la aparición de varias investigaciones que buscan evidenciar la influencia de factores psicosociales. En el intento de contribuir a la comprensión de sus dinamismos psíquicos, el presente estudio analizó el caso de una adolescente, según la referencia psicoanalítica
Descritores DECS:Psicologia do Adolescente
Ulcera Péptica
Limites:Adolescente
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
ÚLCERA PÉPTICA
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENT PSYCHOLOGY
PEPTIC ULCER
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA DEL ADOLESCENTE
ÚLCERA PÉPTICA
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  12 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24813
Autor:Amaral, Maria Silvia C. G. do; Magarian, Tânia Marlene; Souza, Ana Lúcia Teixeira de; Aribi, NídiaVailati.
Título:A imagem da figura materna e paterna em crianças de 7 a 10 anos por meio das pranchas 3 e 4 do CAT-A / The image of maternal and paternal figures in boys and girls between the ages of 7 and 10 through the chart 3 and 4 of the CAT-A
Fonte:Psikhe;8(1):19-25, jan.-jun. 2003 graf
Resumo em português: Este estudo teve por objetivo levantar as características da imagem internalizada da figura materna e paterna, em meninos e meninas de 7 a 10 anos, por meio da interpretação do Teste de Apercepção Infantil com figuras animais (CAT-A). Participaram 48 sujeitos, sendo 24 do sexo feminino e 24 do masculino, estudantes da primeira a quarta serie do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo. Nenhum dos sujeitos apresentou patologia clara, deficiência ou problemas escolares importantes. A aplicação ocorreu individualmente em sala cedida pelas instituições de ensino que participaram do estudo. Utilizou-se a análise de conteúdo dos protocolos do CAT-A, com o estabelecimento de categorias de análise para a figura materna e paterna, pautadas no referencial teórico psicanalítico. Trabalhou-se apenas com as pranchas 3 e 4 por favoreceram o desencadeamento da representação dessas imagos. A partir da análise feita, pode-se dizer que os grupos analisados apresentam-se imaturos no seu desenvolvimento emocional, demonstrando dificuldades na elaboração da Conflitiva Edípica, com predomínio da ansiedade persecutória. Os resultados encontrados não possibilitam generalizações, sugerindo a necessidade de novas pesquisas para a compreensão da internalização das imagos parentais nessa faixa etária (AU)
Resumo em espanhol:Este estudio tuvo por objetivo levantar las características de la imagen internalizada de la figura materna y paterna, en niños y niñas de 7 a 10 años, por medio de la interpretación del Test de Apercepción Infantil con figuras de animales (CAT-A). Participaron 48 sujetos, siendo 24 del sexo femenino y 24 del masculino, estudiantes de la primera a la cuarta serie de la Enseñanza Fundamental, de escuelas públicas y privadas de la ciudad de São Paulo. Ninguno de los sujetos presentó patología clara, deficiencia o problemas escolares importantes. La aplicación ocurrió individualmente en sala cedida por las instituciones de enseñanza que participaron del estudio. Se utilizó el análisis de contenido de los protocolos de CAT-A, con el establecimiento de categorías de análisis para la figura materna y paterna, pautadas en la referencia teórica psicoanalítica. Se trabajó sólo con las tablas 3 y 4 por favorecer el desencadenamiento de la representación de esas imagos. A partir del análisis hecho, se puede decir que los grupos analizados se presentan inmaduros en su desarrollo emocional, demostrando dificultades en la elaboración de la Conflictiva Edípica, con predominio de la ansiedad persecutoria. Los resultados encontrados no posibilitan generalizaciones, sugiriendo la necesidad de nuevas investigaciones para la comprensión de la interiorización de las imagos parentales en esa franja etaria
Descritores DECS:Relações Pai-Filho
Relações Mãe-Filho
Limites:Criança
Descritores Psi Português:RELAÇÕES MÃE-FILHO
RELAÇÕES PAI-FILHO
Descritores Psi Inglês:FATHER-CHILD RELATIONS
MOTHER-CHILD RELATIONS
Descritores Psi Espanhol:RELACIONES PADRE-HIJO
RELACIONES MADRE-HIJO
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  13 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24812
Autor:Vieira, Claudia Maria Sodré; Vieira Neto, Othon.
Título:O aparelho psíquico como um sistema aberto: uma aplicação da teoria sistêmica ao modelo freudiano / The psyche as an open system an application of systemic theory on a freudian model
Fonte:Psikhe;8(1):13-18, jan.-jun. 2003
Resumo em português: O objetivo deste ensaio é aplicar o modelo sistêmico para a compreensão das múltiplas interconexões do aparelho psíquico com o soma, com seus subsistemas e com o meio ambiente, entendido como meio social ou das relações interpessoal, enfatizando os dois primeiros. Trata-se de um estudo teórico que busca aproximar duas epistemologias: a psicanálise freudiana e a teoria sistêmica e estabelecer um diálogo entre elas. Trabalha com o primeiro modelo freudiano de aparelho psíquico como uma organização complexa, analisa as qualidades das fronteiras intra e intersistêmicas, o mecanismo de retroalimentação, a circularidade, e a noção de função e padrão. Conclui que o pensamento sistêmico lança luz sobre os processos do aparelho psíquico auxiliando a identificação das qualidades estruturais como modos de organização, funções e padrões de interações nos sistemas abertos (AU)
Resumo em espanhol:El objetivo de este ensayo es aplicar el modelo sistémico para la comprensión de las múltiplas interconexiones del aparato psíquico con el suma, con sus subsistemas y con el medio ambiente, entendido como medio social o de las relaciones interpersonales, enfatizando los dos primeros. Se trata de un estudio teórico que busca aproximar dos epistemologias: el psicoanálisis freudiano y la teoría sistémica y establecer un diálogo entre estos. Trabaja con el primer modelo freudiano de aparato psíquico como una organización compleja, analiza las cualidades de las fronteras intra e intersistémicas, el mecanismo de retroalimentación, la circularidade, y la noción de función y estándar. Concluye que el pensamiento sistémico lanza luz sobre los procesos del aparato psíquico auxiliando la identificación de las cualidades estructurales como modos de organización, funciones y estándares de interacciones en los sistemas abiertos
Descritores DECS:Teoria Freudiana
Teoria de Sistemas
Psicanálise
Descritores Psi Português:TEORIA FREUDIANA
TEORIA DE SISTEMAS
PSICANÁLISE
Descritores Psi Inglês:FREUDIAN THEORY
SYSTEMS THEORY
PSYCHOANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:TEORÍA FREUDIANA
TEORÍA DE SISTEMAS
PSICOANÁLISIS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  14 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24811
Autor:Fernandes, Miriam Aparecida Herrera.
Título:Intervenção em instituição de idosos: ouvir músicas, dançar... escutar histórias, brincar...criar personagens / Intervention in old people's institution: listening to music, dancing... listening to stories, playing... making characters
Fonte:Psikhe;8(1):7-12, jan.-jun. 2003
Resumo em português: Apresentação de um trabalho de intervenção em instituição de idosos realizada por um grupo de alunas do 3o e 4o anos do Curso de Psicologia das UniFMU. O trabalho teve como objetivo possibilitar aos idosos um novo reconhecimento simbólico nas relações institucionais e propiciar um aumento da sociabilidade e de trocas afetivas. O grupo de alunas se dividiu em três subgrupos que desenvolveram as seguintes atividades com os idosos: organização e apresentação de uma peça de teatro no interior da instituição; atividades livres e atividades de música e dança. A intervenção ocorreu no período de agosto a outubro de 2002. Teve como resultados um aumento da interação entre os idosos e do sentimento de solidariedade, o reconhecimento dos funcionários e idosos da instituição de que estes podem ter um lugar de sujeitos incluídos no circuito desejante das relações humanas e que podem, por meio da apercepção criativa, vivenciar que a vida é digna de ser vivida (AU)
Resumo em espanhol:Presentación de un trabajo de intervención en institución de ancianos realizada por un grupo de alumnas del 3er y 4º años del Curso de Psicología de las UniFMU. El trabajo tuvo como objetivo posibilitar a los ancianos un nuevo reconocimiento simbólico en las relaciones institucionales y propiciar un aumento de la sociabilidad y de cambios afectivos. El grupo de alumnas se dividió en tres subgrupos que desarrollaron las siguientes actividades con los ancianos: organización y presentación de una obra de teatro en el interior de la institución; actividades libres y actividades de música y baile. La intervención ocurrió en el periodo de agosto a octubre de 2002. Tuvo como resultados un aumento de la interacción entre los ancianos y del sentimiento de solidaridad, el reconocimiento de los funcionarios y ancianos de la institución de que estos pueden tener un lugar de sujetos incluidos en el circuito deseante de las relaciones humanas y que pueden, por medio de la percepción creativa, vivir, que la vida es digna de ser vivida
Descritores DECS:Idoso
Asilos para Idosos
Assistência a Idosos
Limites:Idoso
Descritores Psi Português:IDOSO
ASILOS PARA IDOSOS
ASSISTÊNCIA A IDOSOS
Descritores Psi Inglês:AGED
HOMES FOR THE AGED
OLD AGE ASSISTANCE
Descritores Psi Espanhol:ANCIANO
HOGARES PARA ANCIANOS
ASISTENCIA A LOS ANCIANOS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  15 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24765
Autor:Pereira, Antonio Carlos.
Título:O genograma como instrumento diagnóstico na transmissão multigeracional da violência em familiares, vítimas de violência na cidade de São Paulo / Genograms as a diagnostic instrument in the multigerational transmition of the violence in victims families of the city of São Paulo
Fonte:Psikhe;7(2):44-51, jul.-dez. 2002 ilus
Descritores DECS:Violência Doméstica
Genoma
Diagnóstico
Terapia Familiar
Descritores Psi Português:VIOLÊNCIA NA FAMÍLIA
DIAGNÓSTICO
GENOMA HUMANO
TERAPIA FAMILIAR
Descritores Psi Inglês:FAMILY VIOLENCE
DIAGNOSIS
HUMAN GENOME
FAMILY THERAPY
Descritores Psi Espanhol:VIOLENCIA DOMESTICA
DIAGNÓSTICO
GENOMA HUMANO
TERAPIA FAMILIAR
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  16 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24764
Autor:Rossetto, Maria Ângela Colombo; Coelho, Armando Chibante Pinto; Skawinsky, Lílian S. R; Rosseto Júnior, José Augusto; Magarian, Tania Marlene; Hames, Suely Lopes.
Título:Adaptação intelectual de policiais militares por meio do método de Rorschach / Evaluation of military policimen's intellectual adaptation by the Rorschach method
Fonte:Psikhe;7(2):38-43, jul.-dez. 2002 tab
Descritores DECS:Polícia
Adaptação Psicológica
Psicologia
Teste de Rorschach
Descritores Psi Português:POLICIAIS MILITARES
ADAPTAÇÃO
ADAPTABILIDADE (PERSONALIDADE)
TESTE DE RORSCHACH
Descritores Psi Inglês:ADAPTATION
ADAPTABILITY (PERSONALITY)
RORSCHACH TEST
Descritores Psi Espanhol:ADAPTACIÓN
ADAPTACIÓN (PERSONALIDAD)
TEST DE RORSCHACH
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  17 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24763
Autor:Araújo, Anelize Teresinha da Silva.
Título:Redes em psicologia clínica / Networks in clinical psychology
Fonte:Psikhe;7(2):32-37, jul.-dez. 2002
Descritores DECS:Psicologia Clínica
Aprendizagem
Educação Superior
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA CLÍNICA
APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO SUPERIOR
PLANTÃO PSICOLÓGICO
Descritores Psi Inglês:CLINICAL PSYCHOLOGY
LEARNING
EDUCATION, HIGHER
PSYCHOLOGICAL DUTY
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGÍA CLÍNICA
APRENDIZAJE
EDUCACIÓN SUPERIOR
GURADIA PSICOLOGICA
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  18 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24762
Autor:Cavalini, Santuza Fernandes Silveira; Telles, Silvia Regina de Andrade ; Aribi, Nídia Vailati; Wanderley , Kátia da Silva; Cardoso, Ricardo.
Título:A procura de atendimento psicológico para crianças de 3 a 5 anos em clínica escola / Looking for psychological assistance for 3 to 5 year-old children at school clinic
Fonte:Psikhe;7(2):26-31, jul.-dez. 2002 graf
Descritores DECS:Psicologia da Criança
Clínicas de Orientação Infantil
Psicologia Clínica
 -Avaliação
Limites:Pré-Escolar
Humanos
Descritores Psi Português:AVALIAÇÃO PSICÓLOGICA
PSICODIAGNÓSTICO
CLÍNICAS-ESCOLA
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
PSYCHODIAGNOSIS
SCHOOL-CLINICS
Descritores Psi Espanhol:EVALUACIÓN PSICOLÓGICA
PSICODIAGNÓSTICO
ESCUELA CLÍNICA
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  19 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24761
Autor:Gonçalves, Fábio Leyser ; Feller, Emília Longhi Bitencourt ; Raboni, Mara Regina; Drozdek, Suely; Cunha, Denio Waldo; Simões, Edda Augusta Quirino.
Título:Sentimento de inadequação na percepção do próprio corpo / The feeling of inadequacy in body perception
Fonte:Psikhe;7(2):20-25, jul.-dez. 2002 ilus
Descritores DECS:Auto-Imagem
Imagem Corporal
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Descritores Psi Português:CONSCIÊNCIA CORPORAL
AUTOPERCEPÇÃO
IMAGEM CORPORAL
AUTOCONCEITO
Descritores Psi Inglês:BODY AWARENESS
SELF PERCEPTION
BODY IMAGE
SELF CONCEPT
Descritores Psi Espanhol:CONCIENCIA CORPORAL
AUTOPERCEPCIÓN
IMAGEN CORPORAL
AUTOIMAGEN
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  20 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24760
Autor:Waidergorn, Léa; Pereira, Aparecida Bastos.
Título:Reações psicológicas do idoso cardiopata uma pesquisa feita com pacientes do Instituto de Cardiologia do Instituto Dante Pazzanese / Psychological reactions of the aged cardiopatic: one research with patients of the Institute of Cardiology Dante Pazzaneze
Fonte:Psikhe;7(2):14-19, jul.-dez. 2002
Descritores DECS:Cardiopatias
Depressão
Envelhecimento
Limites:Idoso
Humanos
Descritores Psi Português:IDOSO
CARDIOPATIAS
DEPRESSÃO
ENVELHECIMENTO
Descritores Psi Inglês:AGED
HEART DISEASES
DEPRESSION
AGING
Descritores Psi Espanhol:ANCIANO
CARDIOPATIAS
DEPRESIÓN
ENVEJECIMIENTO
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  21 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24759
Autor:Rosa, Helena Rinaldi; Moro, Izabel Cristina Tozzi; Catão, Elaine Cristina; Duarte, Walquiria Fonseca; Sakai, Joana d'Arc Marinho Corrêa; Fonseca, Wanderli da Costa.
Título:Um estudo do desenho do par educativo numa amostra paulistana de estudantes da terceira idade / A study of the drawing of the education pair in a group of middle-aged students from São Paulo
Fonte:Psikhe;7(2):7-12, jul.-dez. 2002 tab
Descritores DECS:Aprendizagem
Ensino
 -Educação
Limites:Meia-Idade
Humanos
Idoso
Descritores Psi Português:MEIA-IDADE
APRENDIZAGEM
ENSINO
EDUCAÇÃO
INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
VELHICE
Descritores Psi Inglês:MIDDLE AGED
LEARNING
TEACHING
EDUCATION
TEACHER STUDENT INTERACTION
OLD AGE
VEJEZ
Descritores Psi Espanhol:MEDIANA EDAD
APRENDIZAJE
ENSEÑANZA
EDUCACIÓN
INTERACCIÓN PROFESOR-ESTUDIANTE
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  22 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17140
Autor:Rossetto, Maria Ângela Colombo; Rossetto Júnior, José Augusto; Rossetto, Alessandra Colombo.
Título:O impacto das campanhas aversivas em maços de cigarros sobre o jovem fumante / The impact of the disgusting campaigns through cigarret mallets on the young smokers
Fonte:Psikhe;7(1):58-61, jan.-jun. 2002 tab
Resumo em português: Pesquisas indicam que 90 por cento dos fumantes iniciaram o consumo antes dos 19 anos, influenciados principalmente pelas publicidades de cigarro nos meios de comunicação de massa. No entanto, atualmente muitas publicidades alertam sobre os malefícios do fumo exibindo fotos aversivas sobre as consequências do cigarro. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo analisar o comportamento dos jovens fumantes diante das propagandas aversivas nos maços de cigarro em que fotos ilustram os malefícios provocados pelo hábito. A amostra foi composta por 100 fumantes sendo 50 do sexo feminino e 50 masculino com idades variando entre 18 e 25 anos, solteiros e universitários dos cursos de Psicologia, Medicina, Arquitetura e Engenharia. Utilizou-se questionário semi-estruturado e auto aplicável. Pela análise dos resultados observou-se que 78 por cento das mulheres e 60 por cento dos homens informaram ter diminuido a quantidade de cigarro que fumavam por dia após a veiculação das imagens nos maços, sendo que 78 por cento expressam desejo em parar de fumar. Entre as imagens impressas 89 por cento das mulheres e 60 por cento dos homens pesquisados relataram ficar impressionados com a imagem do recém-nascido prematuro de baixo peso. A imagem da impotência foi indicada por 36 por cento dos homens como a mais aversiva. Quanto ao comportamento diante das imagens, 70 por cento da amostra feminina e 52 por cento da masculina relataram cobrir as fotos com cartão, sendo que 25 por cento das mulheres e 35 por cento dos homens pedem para trocar o maço por imagens que consideram mais suportáveis de olhar. Observou-se que 85 por cento das mulheres e 65 por cento dos homens consideram a campanha eficaz. Concluiu-se que campanha contra o tabagismo entre população jovem atinge de maneira mais direta quando aborda o processo reprodutivo(AU)
Descritores DECS:TABAGISMO
ABANDONO DO USO DE TABACO
PROMOÇÃO DA SAÚDE
PROPAGANDA
 -CONSCIENTIZAÇÃO
 ESTUDANTES
 EDUCAÇÃO SUPERIOR
 QUESTIONÁRIOS
Limites:HUMANO
MASCULINO
FEMININO
ADULTO
Descritores Psi Português:TABAGISMO
PROPAGANDA
PREVENÇÃO
ESTUDANTES
ENSINO SUPERIOR
QUESTIONÁRIOS
Descritores Psi Inglês:SMOKING
ADVERTISING
PREVENTION
STUDENTS
HIGHER EDUCATION
QUESTIONNAIRES
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  23 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17139
Autor:Affonso, Rosa Maria Lopes; Mota, Edineia Gomes.
Título:A relação pais-filhos: um estudo da dinâmica familiar / Relationship parents-children: a family dynamics study
Fonte:Psikhe;7(1):48-56, jan.-jun. 2002 tab
Resumo em português: O objetivo desse estudo é investigar a relação dos pais com as crianças de dois a doze anos, atendidas em psicodiagnóstico na Clínica Psicológica do curso de Psicologia do Centro Universitário UniFMU. Para tal, verificou-se a queixa das crianças, apresentada pelos pais quando procuram atendimento psicológico para seus filhos, tem ou não relação com o próprio relacionamento familiar. Foram analisados os dados da anamnese de 108 prontuários de crianças atendidas nos anos de 1997 a 1999. Verificou-se que dependendo do problema da criança há um tipo específico de vínculo pais-filhos: nos distúrbios de conduta, o tipo de vínculo predominante é abandono e negligência educacional e dificuldade em lidar com os limites educacionais; nos distúrbios de socialização, além do abandono e negligência, encontramos também, exigência e divergência educacional. Além disso, essa pesquisa permitiu o estudo da possibilidade de estabelecer indicadores da relação pais-filhos, a serem considerados no atendimento de orientação de pais na clínica psicológica UniFMU(AU)
Descritores DECS:RELAÇÕES PAIS-FILHO
PSICOLOGIA CLÍNICA
TRANSTORNOS DO COMPORTAMENTO INFANTIL
 -SOCIALIZAÇÃO
Limites:HUMANO
MASCULINO
FEMININO
CRIANÇA
ADULTO
MEIA-IDADE
PRÉ-ESCOLAR
Descritores Psi Português:RELAÇÕES FAMILIARES
PSICOLOGIA DA CRIANÇA
PSICOLOGIA CLÍNICA
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
PSICODIAGNÓSTICO
SOCIALIZAÇÃO
Descritores Psi Inglês:FAMILY RELATIONS
CHILD PSYCHOLOGY
CLINICAL PSYCHOLOGY
PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
PSYCHOADIAGNOSIS
SOCIALIZATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  24 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17138
Autor:Cavalini, Santuza Fernandes Silveira.
Título:A relação pais-filhos e a inibição intelectual / The parent-children relationship and the intellectual inhibition
Fonte:Psikhe;7(1):41-46, jan.-jun. 2002
Resumo em português: Esta pesquisa investiga os aspectos psicodinâmicos da relação pais-filhos que interferem na inibição intelectual. Para tanto, utilizou-se o estudo de caso de uma criança de 10 anos encaminhada para avaliação psicológica em clínica-escola de Psicologia. Uma vez que a avalição do nível intelectual demonstrou um resultado considerado normal, verificou-se através do modelo de psicodiagnóstico de Ocampo (1990) e Trinca (1984), os motivos latentes que determinavam tal inibição. Procurou-se explicitar quais fatores poderiam estar impedindo que a criança pudesse fazer uso de seus recursos e potencialidades e se os elementos que se destacaram da dinâmica familiar - a saber: a curiosidade como elemento indesejável e merecedora de punição e um episódio de abuso sexual ocorrido com a criança e mantido pelos pais como segredo - poderiam interferir neste processo. A análise do material revelou uma família com predomínio de fantasias persecutórias de ataque e roubo, sendo a curiosidade vivida como algo muito perigoso. A curiosidade tão temida pelos pais relaciona-se à sexualidade que na família não pode ser considerada e nem explorada. Nesse sentido, não falam sobre o episódio de abuso sexual, mas criam fantasia, que circulam no meio familiar, de que a criança possa se tornar um homossexual. Observou-se no material produzido pela criança, também o predomínio de fantasias persecutórias de ataque e destruição em relação às figuras parentais. Tal vivência dificultou o desenvolvimento de seu mundo de fantasias, o processo de simbolização e o pensamento. A fantasia e a conduta assustada dos pais tendem a reiterar para a criança que a curiosidade é algo perigoso e destrutivo, confirmando-se, assim, a hipótese inicial da interferência da dinâmica da relação pais-filhos na inibição intelectual(AU)
Descritores DECS:TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
RELAÇÕES PAIS-FILHO
FANTASIA
INIBIÇÃO (PSICOLOGIA)
Limites:RELATO DE CASO
HUMANO
MASCULINO
CRIANÇA
Descritores Psi Português:DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM
RELAÇÕES PAIS-CRIANÇA
PSICODIAGNÓSTICO
FANTASIAS (DISTÚRBIOS DO PENSAMENTO)
Descritores Psi Inglês:LEARNING DISABILITIES
PSYCHODIAGNOSIS
FANTASIES (THOUGTH DISTURBANCES)
PARENT CHILD RELATIONS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  25 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17137
Autor:Ramozzi-Chiarottino, Zelia.
Título:Razão e emoção / Reason and emotion
Fonte:Psikhe;7(1):36-39, jan.-jun. 2002
Resumo em português: Este pequeno artigo esboça um painel das relações entre razão e emoção na história das idéias, tema que foi objeto de uma conferência realizada pela autora no evento Freud Conflito e Cultura, realizado no MASP em outubro de 2000. Nesse painel são comentadas idéias de filósofos e poetas assim como as posições de dois dos fundadores da psicologia, Freud e Piaget(AU)
Descritores DECS:PSICANÁLISE
PROCESSOS MENTAIS
Descritores Psi Português:RAZÃO
EMOÇÕES
PSICANÁLISE
Descritores Psi Inglês:REASON
EMOTIONS
PSYCHOANALYSIS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  26 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17136
Autor:Bonato, Vera Lucia.
Título:Pensamento afetivo - pensamento cognitivo / Affective thought - cognitive thought
Fonte:Psikhe;7(1):30-34, jan.-jun. 2002
Resumo em português: As relações entre afeto e cognição têm-se constituído num tema atraente, que desafia por sua complexidade. A dificuldade em separá-los é a mesma que se encontra ao tentar unificá-los. Os estudos desenvolvidos na área buscam respostas sobre as relações parciais aguardando a possibilidade de uma teoria que possa ser considerada unificadora, capaz de esclarecer as intricadas relações entre esses dois aspectos de funcionamento mental. O objetivo deste trabalho é possibilitar uma forma de compreensão das questões afetivas e cognitivas, sem a finalidade de configurar relações entre diferentes teorias(AU)
Descritores DECS:AFETO
COGNIÇÃO
Descritores Psi Português:AFEIÇÃO
COGNIÇÃO
Descritores Psi Inglês:AFFECTION
COGNITION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  27 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17135
Autor:Oliveira, Irani Tomiatto de.
Título:O papel dos pais na psicoterapia breve de crianças / Parents role in children brief psychotherapy
Fonte:Psikhe;7(1):21-28, jan.-jun. 2002
Resumo em português: Este trabalho tem o objetivo de discutir a participação dos pais no atendimento psicoterápico breve de crianças. Parte de uma reflexão sobre como o papel dos pais tem sido considerado por diferentes autores, desde o advento da psicanálise infantil. A partir da análise da importância do meio familiar para constituição do indivíduo, propõe uma forma de psicoterapia breve de pais, integrada ao atendimento da criança. Discute as diferentes possibilidades de sua realização, seus objetivos e estratégias de intervenção. Ressalta a importância do acompanhamento pós-terapêutico(AU)
Descritores DECS:PSICOTERAPIA BREVE
PROCESSOS PSICOTERAPÊUTICOS
RELAÇÕES PAIS-FILHO
PAIS
Descritores Psi Português:PSICOTERAPIA BREVE
PROCESSOS PSICOTERAPÊUTICOS
RELAÇÕES FAMILIARES
PSICOLOGIA DA CRIANÇA
PAPEL DOS PAIS
Descritores Psi Inglês:BRIEF PSYCHOTHERAPY
PSYCHOTHERAPEUTIC PROCESSES
FAMILY RELATIONS
CHILD PSYCHOLOGY
PARENTAL ROLE
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  28 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17134
Autor:Bonato, Vera Lucia.
Título:O deficiente mental - depositário familiar / The mental deficient - who receives the familiar deposit
Fonte:Psikhe;7(1):16-20, jan.-jun. 2002
Resumo em português: Geralmente as dificuldades no relacionamento parental refletem-se na psiquê da criança, podendo provocar perturbações na esfera psíquica. Nesse processo, o efeito mais decisivo provém não de dificuldades visíveis dos pais, mas de dificuldades e problemas mantidos inconscientes e a criança percebe de modo indefinido gerando temores e apreensões. O objetivo deste trabalho é compreender a dinâmica de deficiência mental(AU)
Descritores DECS:FAMÍLIA
RETARDO MENTAL
PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA MENTAL
 -RELAÇÕES FAMILIARES
Descritores Psi Português:DEFICIÊNCIA MENTAL
FAMÍLIA
RELAÇÕES FAMILIARES
Descritores Psi Inglês:MENTAL DEFICIENCY
FAMILY
FAMILY RELATIONS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  29 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:17133
Autor:Waidergorn, Lea.
Título:Avaliação psicológica do transexual / Psychological evaluation of the transexual
Fonte:Psikhe;7(1):9-14, jan.-jun. 2002
Resumo em português: Este artigo nos mostra a importância que o instrumento de avaliação psicológica tem como auxiliar na decisão da equipe médica em realizar ou não, a cirurgia de mudança sexual. Este trabalho pretende levantar os principais estudos realizados sobre o tema, procurando assim, uma definição dessa patologia, que pode ser confundida com outras. Trata-se de um tema bastente discutido quanto à sua etiopatiogenia e diversos autores realizam estudos diferenciais na busca de maior clarificação do tema. Sendo as terapêuticas medicamentosas e psicoterápicas ineficientes, há uma tendência de institutos integrados dessa área em indicar uma cirurgia radical para mudança de sexo. Sabemos entretanto que se trata de uma cirurgia complexa que, se não acompanhada por especialistas da área psicológica e médica, pode acarretar seqüelas psíquicas acentuadas. Trouxemos também alguns aspectos considerados importantes sobre quatro casos de transsexuais que tinham a intenção de realizar tal cirurgia e que, para tanto, estavam passando por uma bateria de testes médicos, psiquiátricos e psicológicos(AU)
Descritores DECS:TRANSSEXUALISMO
TRANSSEXUALISMO
TRANSSEXUALISMO
TESTES PSICOLÓGICOS
Limites:RELATO DE CASO
HUMANO
MASCULINO
ADULTO
Descritores Psi Português:TRANSSEXUALISMO
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO
CIRURGIA
Descritores Psi Inglês:TRANSSEXUALISMO
PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
PSYCHOLOGICAL COUNSELING
SURGERY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  30 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:14929
Autor:Watanabe, Olga Maria; Cassetari, Leila; Santos, Maria Luiza Menezes dos; Lombard-Platet, Vera Lúcia Varanda; Di Domenico, Viviane Galhanone Cunha.
Título:Um levantamento dos hábitos de estudo dos alunos do Curso de Psicologia do Centro Universitário FMU / A survey of psychology student's study habits of Centro Universitário FMU
Fonte:Psikhe;6(2):60-71, jul.-dez. 2001 tab, graf
Resumo em português: O objetivo desta pesquisa foi o de realizar um levantamento dos hábitos de estudo dos alunos do Curso de Psicologia do Centro Universitário FMU, visando propostas de intervenções psicopedagógicas. Foram investigados 1070 alunos do Curso de Psicologia do Centro Universitário FMU do 1º ao 5º ano. O instrumento de avaliação utilizado foi uma forma adaptada (WATANABE, 1998) do PHD - Programação de Hábitos e Desempenho no Estudo (DEL NERO, 1977), constituindo-se em um questionário de múltipla escolha com 36 questões. Foram analisadas seis categorias: compreensão, concentração e atenção, distribuição do tempo de estudo, preparação e desempenho em provas, método de estudo e apontamentos, cada uma composta de seis questões. Os resultados mostraram inadequação de hábitos de estudo, sendo que os maiores percentuais de insuficiência recaíram sobre as categorias método de estudo e apontamentos. A partir disso, foram identificados com objetividade alguns fatores que contribuíram para tal ineficiência. Os resultados sugerem a necessidade de ações preventivas no que se refere à elaboração de programas e curriculum, reflexões do corpo docente sobre a didática e estratégias de ensino, bem como intervenções psicopedagógicas específicas que contribuam para a adoção de uma metodologia de estudo eficiente e, consequentemente, um desempenho satisfatório nas avaliações(AU)
Descritores DECS:HABITOS
ESTUDANTES
PSICOLOGIA
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
 -QUESTIONARIOS
Limites:HUMANO
MASCULINO
FEMININO
ADULTO
Descritores Psi Português:HÁBITOS DE ESTUDO
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
PSICOPEDAGOGIA
QUESTIONÁRIO
PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:STUDY HABITS
COLLEGE STUDENTS
PSYCHOPEDAGOGY
QUESTIONNAIRES
PSYCHOLOGY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  31 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:14928
Autor:Vieira, Claudia Maria Sodré.
Título:Utilização de técnicas projetivas em uma psicoterapia breve / Utilization of projective techniques in a brief psychotherapy
Fonte:Psikhe;6(2):47-59, jul.-dez. 2001 ilus
Resumo em português: O artigo mostra como a utilização de dois testes projetivos, o Desiderativo e o Procedimento Desenho-Estória de Walter Trinca podem servir como instrumentos auxiliares para a compreensão da dinâmica psíquica de uma paciente em processo de Psicoterapia Breve, com o intuito de facilitar a definição dos aspectos centrais a serem trabalhados no processo terapêutico. Apresenta uma síntese do primeiro processo de Psicoterapia Breve, a história clínica do caso e as relações da paciente com as figuras parentais, para então relatar os dados obtidos nos dois instrumentos bem como as conclusões diagnósticas dos resultados. Conclui relacionando de que forma tais dados contribuíram no direcionamento do segundo processo psicoterapêutico, indicando os focos a serem trabalhados na Psicoterapia Breve(AU)
Descritores DECS:PSICOTERAPIA BREVE
TECNICAS PROJETIVAS
TECNICAS DE DIAGNOSTICO E PROCEDIMENTOS
Limites:HUMANO
FEMININO
ADULTO
Descritores Psi Português:PSICOTERAPIA BREVE
TÉCNICAS PROJETIVAS
PSICODIAGNÓSTICO
PROCEDIMENTO DE DESENHOS - ESTÓRIAS
Descritores Psi Inglês:BRIEF PSYCHOTHERAPY
PROJECTIVE TECHNIQUES
PSYCHODIAGNOSIS
DRAW AND TELL A STORY PROCEDURES
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  32 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:14927
Autor:Mencarelli, Vera Lúcia.
Título:Uma estrela de muitas pontas - a diversidade de modelos teóricos em psicanálise / A star with many tips - the diversity of theoretical patterns in psychoanalysis
Fonte:Psikhe;6(2):38-46, jul.-dez. 2001
Resumo em português: O artigo visa analisar a forma de relacionamento que as diversas escolas de psicanálise fundadas a partir de idéias de autores pós-freudianos estabelecem entre si. Apresenta como característica peculiar deste relacionamento o isolamento e a oposição ideológica. Investiga o aparecimento do tema ou de idéias similares na literatura psicanalítica. Compartilha das idéias de autores brasileiros: Fábio Herrmann, Joel Birman, Manoel Tosta Berlinck, Paulo Roberto Ceccarelli e Renato Mezan e de autores estrangeiros: Jean Laplanche e Joyce McDougall. Isola e caracteriza o fenômeno do dogmatismo como oposição sectária entre correntes psicanalíticas que gera inapetência para o estudo de avanços conseguidos pelos opositores. Interpreta o fenômeno como resultado de seqüelas transferenciais não elaboradas no transcorrer da formação do psicanalista (análise pessoal, supervisão, aulas); da adesão à teoria que explica o próprio sintoma do psicanalista; do vínculo pervertido junto à instituição de filiação. Conclui que a psicanálise contemporânea exige do psicanalista a relativização de ideais teóricos, a aproximação simultânea e sem adesões de correntes teóricas diversas para fazer frente ao constante aparecimento de novas organizações psicopatológicas, uma compreensão histórica da disciplina(AU)
Descritores DECS:TEORIA PSICANALITICA
PSICANALISE
 -MODELOS TEORICOS
Descritores Psi Português:TEORIA PSICANALÍTICA
FORMAÇÃO DO PSICOTERAPEUTA
PSICANÁLISE
Descritores Psi Inglês:PSYCHOANALYTIC THEORY
PSYCHOTHERAPIST EDUCATION
PSYCHOANALYSIS
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  33 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:14926
Autor:Santos, Maria Luiza Menezes dos; Rodrigues, Giuliana Molari; Guaitoli, Larissa Soares; Bloch, Suely; Vainboim, Tatiana Bukstein.
Título:Sexualidade na adolescência / Sexuality in the adolescence
Fonte:Psikhe;6(2):30-37, jul.-dez. 2001
Resumo em português: A proposta desse trabalho é apresentar um jogo de tabuleiro, criado a partir de experiências clínicas e estudos teóricos acerca da sexualidade do adolescente. O jogo promove discussões acerca do desenvolvimento puberal, conhecimento da localização e funções dos órgãos sexuais, início da sexualidade, dos métodos contraceptivos, gravidez, aborto e doenças sexualmente transmissíveis. Permite também a discussão de diferentes formas de relacionamento, bem como de tabus e preconceitos sobre a sexualidade. Favorece o compartilhar de vivências particulares sobre algumas experiências afetivo sexuais dos participantes. Pode ser utilizado em dinâmicas de orientação sexual em escolas e/ou situações psicoterápicas, com o propósito de favorecer discussões sobre sexualidade. Pode também ser utilizado como um instrumento de pesquisa, permitindo posterior desenvolvimento e criação de material didático informativo ou a criação de espaços para futuras discussões(AU)
Descritores DECS:SEXUALIDADE
ADOLESCÊNCIA
DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL
 -COMPORTAMENTO SEXUAL
 JOGOS E BRINQUEDOS
Descritores Psi Português:SEXUALIDADE
ADOLESCÊNCIA
ORIENTAÇÃO SEXUAL
DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL
JOGOS DE TABULEIRO
Descritores Psi Inglês:SEXUALITY
ADOLESCENCE
SEXUAL ORIENTATION
ADOLESCENT DEVELOPMENT
PSYCHOSEXUAL DEVELOPMENT
BOARD GAMES
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  34 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:14925
Autor:Neves Neto, Armando Ribeiro das.
Título:Terapia cognitivo-comportamental em instituições de saúde / Cognitive-behavioral therapy in health institution
Fonte:Psikhe;6(2):22-29, jul.-dez. 2001 ilus
Resumo em português: O objetivo deste trabalho é descrever a utilização da terapia cognitivo-comportamental em instituições de saúde. Frente a crescente utilização desta abordagem no Brasil e no mundo, faz-se necessário discutir suas possibilidades e limites no tratamento de transtornos psicopatológicos, de condições médicas gerais e sintomas psicofisiológicos. A reflexão crítica de seus métodos e constructos teóricos são importantes para o pleno desenvolvimento da terapia cognitivo-comportamental na área da saúde no Brasil(AU)
Descritores DECS:TERAPIA COGNITIVA
TERAPIA COMPORTAMENTAL
INSTITUICOES DE SAUDE
 -MEDICINA DO COMPORTAMENTO
Descritores Psi Português:TERAPIA COGNITIVA
TERAPIA COMPORTAMENTAL
INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
PSICOLOGIA DA SAÚDE
Descritores Psi Inglês:COGNITIVE THERAPY
BEHAVIOR THERAPY
RESIDENTIAL CARE INSTITUTIONS
HEALTH PSYCHOLOGY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  35 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:14924
Autor:Silveira, Paulo Henrique Fernandes; Cunha, Denio Waldo.
Título:Princípios da fantasia e da paixão na filosofia de Hume / Principles of fantasy and passion on the philosophy of David Hume
Fonte:Psikhe;6(2):15-21, jul.-dez. 2001
Resumo em português: No tratado da natureza humana, principal obra do filósofo escocês David Hume (1740), encontramos uma detalhada teoria sobre a formação das idéias da imaginação. Para HUME, o 'sistema de realidade', constituído pelas impressões dos sentidos e pela memória, não é suficiente para a formação da maior parte das idéias, necessárias à vida cotidiana e à ciência. Para suprir esse espaço deixado pela memória, a imaginação reorganiza as idéias num segundo 'sistema de realidade'. É neste contexto de imaginação e de fantasia que HUME explica a importância e o funcionamento da crença e da paixão. O presente artigo pretende apresentar as principais teses do autor, bem como aproximá-las do público interessado nos temas atuais da psicologia e da psicanálise(AU)
Descritores DECS:FILOSOFIA
FANTASIA
IMAGINACAO
 -MEMORIA
Descritores Psi Português:FILOSOFIA INGLESA - DAVID HUME
CRENÇAS (NÃO RELIGIOSAS)
PAIXÃO
HUME, DAVID, 1711-1776
IMAGINAÇÃO
MEMÓRIA
FILOSOFIA DA MENTE
Descritores Psi Inglês:ENGLISH PHILOSOPHY - DAVID HUME
BELIEFS (NONRELIGIOUS)
PASSION
IMAGINATION
MEMORY
PHILOSOPHY OF MIND
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  36 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:14923
Autor:Durce, Julieta Al Makul; Noya, Janete Al Makul Bello.
Título:Dislexia / Dyslexia
Fonte:Psikhe;6(2):7-14, jul.-dez. 2001
Resumo em português: A dislexia tem sido, em geral, tratada como um distúrbio emocional quando, na realidade, é uma dificuldade de aprendizagem, específica da linguagem de origem constitucional, caracterizada pela dificuldade em codificar palavras simples. Há um déficit de influência genética no cromossomo 6 (dificuldade nos talentos ortográficos) e no 15 (dificuldade de palavras isoladas). Este trabalho busca apresentar, de forma rápida, os caminhos já percorridos pelos cientistas na identificação e definição da dislexia e apontar algumas condições que levam o profissional de diversas áreas ao engano no diagnóstico(AU)
Descritores DECS:DISLEXIA
TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Descritores Psi Português:DISLEXIA
DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM
DISTÚRBIOS DA LEITURA
DIAGNÓSTICO
Descritores Psi Inglês:DYSLEXIA
LEARNING DISABILITIES
DIAGNOSIS
READING DISABILITIES
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  37 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:14838
Autor:Carvalho, Maria José de Camargo; Telles, Silvia Regina de Andrade.
Título:Considerações sobre queixas de pacientes em triagem de clínica-escola / Considerations on complaints from clinic-school's screened patients
Fonte:Psikhe;6(1):7-14, jan.-jun. 2001 tab
Resumo em português: Esse trabalho discute aspectos do processo de triagem de pacientes inscritos em Clínica-Escola em busca de ajuda psicológica e enfoca elementos relacionados à queixa. O levantamneto das queixas identifica motivos, sentimentos/afetos nomeados e/ou implícitos nesta busca. A amostra provém de uma escolha aleatória de 100 pacientes triados entre 1996 e 1998, de ambos os sexos, adolescentes e adultos, nível sócio-econômico-cultural, com predominância de baixa renda e escolaridade. Os resultados da análise qualitativa sobre a prevalência e categorização das queixas, baseadas na síntese das triagens foram: 50 por cento dos pacientes entre 23 e 40 anos, predominância do sexo feminino, média obtida 3.08 queixas/paciente. Na estratificação da amostra em relação a tipo/frequência da queixa, a prevalência/categorização, levou a três grupos, evidenciando a associação marcante entre dificuldades de relacionamento interpessoal e quadro depressivo; sentimentos, emoções/afetos, presentes nas queixas dos grupos: auto-estima rebaixada, empobrecimento nas trocas interpessoais, insegurança, desconfiança, inibições/perdas de capacidades funcionais. Queixa ausente: baixa explicitação de dificuldades na esfera sexual, havendo 31 queixas de dificuldade de relacionamento com parceiros, indicando o restrito lugar da sexualidade na Qualidade de Vida da mulher, referências constantes a perdas em geral, sugerindo dificulades para elaboração de lutos(AU)
Descritores DECS:TRIAGEM
ACONSELHAMENTO
 -PSICOLOGIA
Limites:HUMANO
MASCULINO
FEMININO
ADOLESCENCIA
ADULTO
MEIA-IDADE
Descritores Psi Português:CLÍNICAS-ESCOLA
ACONSELHAMENTO PSICOTERAPÊUTICO
Descritores Psi Inglês:SCHOOL-CLINICS
PSYCHOTHERAPEUTIC COUNSELING
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  38 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:14628
Autor:Noya, Janete Al Makul Bello.
Título:O significado dado pelos professores à disciplina Psicologia no curso de Administração de Empresas / The meaning given by the teachers to Psychology at the Business Administration course
Fonte:Psikhe;5(2):66-76, jul.-dez. 2000
Resumo em português: Este trabalho fala do significado que a disciplina Psicologia tem para os professores que a ministram no curso de Administração de Empresas. Usando a metodologia fenomenológica, através de uma pesquisa onde foram entrevistados oito professores, chegou-se à essência de qual é o significado dado pelos professores a essa disciplina no curso. O professor de Psicologia no curso de Administração de Empresas é aquele que tem que mostrar que a teoria psicológica permite a compreensão do ser humano e que busca sensibilizar o aluno - futuro admistrador de empresas - para que ele reflita a sua vida pessoal e profissional no sentido de transcender a sua subjetividade e assim - passando pela subjetivação - compreender melhor o outro a quem ou com quem vai administrar uma empresa. Esses professores entrevistados acreditam que o desenvolvimento humano é fundamental para a formação profissional, que a lapidação da personalidade do aluno, por ele próprio, é condição para que possa ser um profissional de gabarito e que, sensibilizá-lo para isso é função do professor de Psicologia no curso de Adminstração de Empresas(AU)
Descritores DECS:PSICOLOGIA
ENSINO
DESENVOLVIMENTO HUMANO
 -EDUCACAO SUPERIOR
Limites:HUMANO
ADULTO
Descritores Psi Português:SIFNIFICADO
ENSINO DA PSICOLOGIA
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Descritores Psi Inglês:MEANING
PSYCHOLOGY EDUCATION
BUSINESS MANAGEMENT
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  39 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:14627
Autor:Bonato, Vera Lúcia.
Título:O efeito positivo de atividades ludo-simbólicas na personalidade de portadores de deficiência mental leve / The game-symbolic activity positive effect in the light mental deficiency owner's personality
Fonte:Psikhe;5(2):58-65, jul.-dez. 2000
Resumo em português: O objetivo desta pesquisa é provar a influência dos processos de simbolização no desenvolvimento intelectual, motor, afetivo-emocional, através de atividades lúdicas não diretivas, em um grupo de portadores de deficiência mental leve e os possíveis traços de personalidade, de acordo com uma leitura junguiana dos símbolos arquetípicos, expressados nas brincadeiras realizadas(AU)
Descritores DECS:SIMBOLISMO
LUDOTERAPIA
RETARDO MENTAL
 -DESEMPENHO PSICOMOTOR
 TEORIA JUNGUIANA
Limites:HUMANO
MASCULINO
FEMININO
CRIANÇA
ADOLESCENCIA
Descritores Psi Português:RETARDO MENTAL LIMÍTROFE
DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
DESENVOLVIMENTO MOTOR
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
SÍMBOLO
PSICOGÊNESE
LUDOTERAPIA
Descritores Psi Inglês:BORDERLINE MENTAL RETARDATION
INTELLECTUAL DEVELOPMENT
MOTOR DEVELOPMENT
EMOTIONAL DEVELOPMENT
SYMBOL
PSYCHOGENESIS
PLAY THERAPY
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC


  40 / 92 INDEXPSI  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id:14626
Autor:Anaf, Claudia; Paiva, Angela Daou.
Título:Uma experiência numa instituição de abrigo / An experience in a shelter institution
Fonte:Psikhe;5(2):52-57, jul.-dez. 2000
Resumo em português: Objetivo: Intervenção institucional numa Entidade de acolhimento a crianças e adolescentes. Houve um diagnóstico institucional para posterior elaboração de um projeto de intervenção onde trabalhou-se com grupos operativos. Resultados: o trabalho possibilitou um espaço para a reflexão às educadoras, seja sobre si, seja sobre as motivações que as levaram e as mantêm trabalhando nesta instituição, havendo melhoria no relacionamanto interpessoal. As crianças elevaram sua capacidade de auto-expressão e a confiança em seu potencial criativo. Conclusões: os resultados obtidos levaram a concluir que dez encontros de duas horas semanais, sob a forma de grupos operativos foram suficientes para provocar alterações na dinâmica institucional, tendo havido uma melhora do todo(AU)
Descritores DECS:CRIANCA INSTITUCIONALIZADA
PSICOTERAPIA DE GRUPO
ORFANATOS
 -AVALIACAO INSTITUCIONAL
Limites:HUMANO
CRIANÇA
ADOLESCENCIA
Descritores Psi Português:GRUPOS OPERATIVOS
CRIANÇAS
ADOLESCENTES
MOTIVAÇÃO DO EMPREGADO
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
ORGANIZAÇÕES
Descritores Psi Inglês:OPERATIVE GROUPS
CHILDREN
ADOLESCENTS
INSTITUTIONAL PSYCHOLOGY
ORGANIZATIONS
EMPLOYEE MOTIVATION
Localização:BR85.1 - USP/IP/SBD
BR27.1 - PUC-CAMPINAS/SBI
BR49.1 - UFSCAR/BC



página 1 de 3 ir para página          
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : INDEXPSI Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           
Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS
BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information